quarta-feira , 26 junho 2019
Home / Destaque / APAE promove ações no Dia de Conscientização do Autismo

APAE promove ações no Dia de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado no dia 02 de abril. A APAE, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manhuaçu, tem um trabalho especial para cuidar dos autistas.

Em Manhuaçu, por conta da data, a APAE, em parceria com o SENAC, realizou uma palestra para os alunos dos cursos profissionalizantes da unidade e os familiares dos pacientes e usuários da APAE.

No dia 03 de abril, no Salão de Eventos da instituição, foi realizado um momento de descontração, com brincadeiras orientadas, pula-pula e piscina de bolinha para os pacientes.

Por ser um espectro, o autismo engloba vários e diferentes níveis de funcionamento e transtornos, tais como: Autismo Clássico, Síndrome de Asperger, Autismo Atípico, Autismo de Alto Nível Funcional, Perturbação Semântica-Pragmática, Perturbação do Espectro do Autismo (ASD).

O tratamento para o Transtorno do Espectro Autista envolve profissionais multidisciplinares, por meio de intervenções psicoeducacionais, orientação familiar, desenvolvimento da linguagem e comunicação. Cada paciente é avaliado e tem um programa específico a ser seguido, de acordo com suas necessidades. Alguns dos profissionais envolvidos no tratamento são: psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores físicos.Nas APAEs, como a de Manhuaçu, os autistas recebem um cuidado especial.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A data surgiu com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril) foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre a síndrome, ajudando a derrubar preconceitos.

Carlos Henrique Cruz – com informações da APAE Manhuaçu

Veja Também

Ortopedista explica diferença entre torção, luxação, contusão e fratura

Quando alguém se machuca é comum a dúvida sobre que tipo de problema o trauma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *