40 mil denúncias de violência doméstica são feitas até junho no Brasil

40 mil denúncias de violência doméstica são feitas até junho no Brasil

Mais de 40 mil denúncias de casos de violência doméstica, familiar e outros tipos de violência contra a mulher foram registradas pelos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos só no primeiro semestre deste ano.

São casos de desrespeito contra a liberdade, a segurança, o patrimônio e a integridade das vítimas. Muitos deles envolvendo ciúme, chantagem, manipulação, invasão de privacidade e outros sinais presentes em relacionamentos abusivos.

O doutor em psicologia Fabrício Guimarães explica que os relacionamentos abusivos, que tendem a começar com a violência psicológica ou emocional, são a base para desencadear a violência doméstica.

O psicólogo ressalta que um relacionamento abusivo não é agressivo o tempo todo, e que é possível identificar três ciclos de violência, que englobam o aumento de tensão, o ato de violência e a lua de mel, que é quando o agressor demonstra arrependimento.

Nos últimos meses, histórias de relacionamentos abusivos envolvendo famosos têm tido grande repercussão por serem denunciadas nas redes sociais. Na última terça-feira (27), o DJ Ivis, flagrado em vídeo agredindo a ex-mulher Pamella Holanda, foi indiciado pela Polícia Civil do Ceará pelos crimes de lesão corporal, ameaça e injúria. O artista segue preso há mais de 15 dias e está à disposição da Justiça.

Vale lembrar que a Central de Atendimento à Mulher é o Ligue 180, responsável por registrar e encaminhar denúncias de violência aos órgãos competentes.

*Com informações da Agência Brasil

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )
pt_BRPortuguese