Agentes federais resgatam trabalhadores em situação análoga à escravidão

Agentes federais resgatam trabalhadores em situação análoga à escravidão

Nove trabalhadores rurais foram resgatados em condições análogas à escravidão em uma fazenda da cidade de Oliveira Fortes, no Zona da Mata, no interior de Minas, durante uma operação de órgão federais.
A ação realizada também na cidade de Matias Barbosa, localizada na mesma região, tem como alvo fazendas de cultivo de madeira e de gado de leite nesses municípios.

A operação, que foi desencadeada nos dias 16 e 17 de novembro, contou com a participação de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), auditores do Trabalho, um procurador do Trabalho e um defensor Público da União.

Durante a ação, foram abordados 36 trabalhadores rurais, sendo 9 deles resgatados. A inspeção física foi realizada em locais de trabalho e alojamento.

Nesses locais, onde trabalhadores foram encontrados em situação análoga à escravidão, de acordo com a PRF, não eram fornecidos equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados.

Além disso, a operação identificou também que a alimentação era trazida junto a insumos agrícolas, não havia condições mínimas de higiene pessoal e diversas obrigações trabalhistas eram descumpridas pelos empregadores.

Punição

A PRF explicou que os donos dessa fazenda foram notificados e deverão comparecer ao Ministério do Trabalho de Juiz de Fora para apresentar a documentação dos trabalhadores.

Foi aberto ainda um procedimento administrativo para que as irregularidades sejam avaliadas pelo Ministério do Trabalho e o empregador seja responsabilizado através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )
pt_BRPortuguese