Bebês com baixo peso ao nascer podem se beneficiar do uso de suplementos de ferro

Estudo da Universidade de Umea, na Suécia, descobriu que bebês de baixo peso ao nascer com risco de deficiência de ferro podem se beneficiar muito com os suplementos da vitamina. Publicado em Pediatric Research, o estudo envolveu 285 recém-nascidos prematuros e a termos, que pesavam entre 1,99 quilos e 2,5 quilos ao nascimento e eram definidos como sendo de baixo peso ao nascer.
Os bebês com baixo peso ao nascer, com peso inferior a 2,5 quilos, correm um risco aumentado de deficiência de ferro, levando a um desenvolvimento neurológico prejudicado. Os bebês com baixo peso ao nascer representam uma grande proporção de todos os partos com até 5% de bebês nascidos em países de alta renda e 15% em países de baixa renda são classificados como baixo peso ao nascer.
Os pesquisadores testaram 207 dos participantes originais no estudo aos sete anos. O grupo foi dividido em dois grupos, aqueles que receberam suplementos de ferro e aqueles que não o receberam. O estudo não mostrou diferenças importantes entre os dois grupos em relação aos escores de inteligência das crianças aos sete anos. No entanto, o grupo que recebeu suplementos de ferro apresentou níveis mais baixos de comportamento agressivo e de violação de regra nesta idade e não teve tantos problemas de raciocínio.
De acordo com os pesquisadores, os achados sugerem que a suplementação de ferro pode ter efeitos duradouros nas funções comportamentais em crianças nascidas de baixo peso ao nascer, o que dá suporte adicional para recomendação da suplementação de ferro nessas crianças.
Fonte: Pediatric Research

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )