Homem que fugiu com criança é preso na fronteira entre o Brasil e Paraguai

Homem que fugiu com criança é preso na fronteira entre o Brasil e Paraguai

Um homem de 60 anos que fugiu com uma criança, de apenas 3 anos, foi preso pela Polícia Federal de Minas Gerais, nesse sábado (5), na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Ele descumpriu uma decisão da Justiça de entregá-la para a mãe, que mora em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Por meio de nota, a instituição informou que havia um mandado de prisão em aberto contra ele expedido pela 35ª Vara da Justiça Federal – Seção Judiciária de Minas Gerais. Após descumprir a ordem de entregara menor para a mãe, em abril deste ano, ele teria fugido para o Paraguai passando a  constar como procurado pela Interpol.

“A partir do momento em que se tornou foragido da Justiça, passou a pender contra si, alerta da Interpol, denominado ‘Difusão Vermelha’, e em nome da criança desaparecida, um alerta denominado ‘Difusão Amarela’. Tais mecanismos auxiliaram as polícias brasileira e paraguaia na localização do homem e da criança”, informa o comunicado.

Ainda conforme a Polícia Federal de Minas Gerais, a ação para a prisão contou com o apoio da Adidância da Polícia Federal no Paraguai e das autoridades policiais e judiciais do país vizinho. O idoso foi deportado e a criança entregue aos cuidados do consulado brasileiro em Salto Del Guaira (Paraguai) até a repatriação e ser entregue novamente à mãe, que já tomou conhecimento da prisão do homem.

A Polícia Federal alerta que “efetivar ato destinado ao envio de criança para o exterior sem as formalidades legais é crime punido com pena de reclusão de 4 a 6 anos”.

A reportagem de O TEMPO questionou à polícia se o preso é o pai da criança, se ele já foi encaminhado ao sistema prisional de Minas Gerais e se há previsão para que a menor reencontre a mãe. Aguardamos um posicionamento da instituição.

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )