Pico da Bandeira: o ponto mais alto de Minas

Pico da Bandeira: o ponto mais alto de Minas

(Por Arnaldo Silva) Exatos 2.891,98 metros de altitude marcam o ponto mais alto de Minas Gerais e da Região Sudeste. É Pico da Bandeira em Alto Caparaó MG, no Leste de Minas. É o terceiro mais alto pico do Brasil, atrás apenas do Pico 31 de Marco, com 2974 metros e do Pico da Neblina com 2996 metros de altitude, ambos no Estado do Amazonas. (foto acima de Anderson Sá)

O ponto mais alto do Estado de Minas Gerais está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó (na foto acima de Sairo C. Guedes, Guia de Turismo), na divisa com o Estado do Espírito Santo, abrangendo 4 cidades mineiras e 7 cidades capixabas. A maior parte da área do Parque Nacional do Caparaó, de 31.800 hectares, está concentrada em território capixaba. No mesmo parque, encontra-se ainda o Pico do Cristal com 2.769 metros, já totalmente em território mineiro.

Chegar até o topo do Pico da Bandeira é uma grande aventura, embora o acesso não seja muito difícil, já que as trilhas são bem sinalizadas e ainda tem a disponibilidade de guias na região. Mesmo assim é uma subida considerável, principalmente nos dias de inverno, época ideal para avistar o nascer do sol e a nevoa aos pés do pico (como podem ver na foto abaixo de Sairo C. Guedes, Guia de Turismo)

Exige-se muita disposição, preparo físico e estar bem agasalhado, porque as subidas ao topo, para apreciar o nascer do sol começa geralmente por volta das 3 da manhã. Tem ainda o frio do inverno rigoroso da região, ainda mais no topo, quando as temperaturas despencam para abaixo de 0 grau. (foto acima do @shakalcarlos)

O acesso ao pico pode ser feito pelo lado capixaba pela portaria na comunidade de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto ou pelo lado de Minas Gerais, na portaria de Alto Caparaó MG, a preferida, pelo acesso ser mais fácil. Embora as trilhas sejam bem sinalizadas, é aconselhável contratar os serviços de um guia especializado, já que são treinados e conhecem muito bem o caminho, proporcionando assim mais segurança aos visitantes.

Vale lembrar que dentro do parque não tem restaurante, nem lanchonete, apenas fontes de água. Portanto, o visitante tem que levar comida e bebida, além de roupa seca, caso a pessoa transpire muito na subida. Estando bem equipado, bem agasalhado e com comida e bebida, resta vivenciar a beleza que a natureza do Parque do Caparaó proporciona, como seus vários poços de águas limpas e cristalinas, como esse acima, da foto da Naiara Cler, o poço formado pela Cachoeira da Hidrolândia. Tem ainda o frio congelante no topo do pico, como podem ver na foto abaixo com Naiara Cler, em junho de 2016, quando os termômetros, no topo do pico, registraram 14 graus negativos.

Estar no Pico da Bandeira é um sentimento indescritível, tanto pela beleza e principalmente por estar num lugar preservado. Além disso, tem o charme da pequena e charmosa cidade de Alto Caparaó, com dezenas de pousadas, restaurantes servindo comidas e bebidas típicas da região, principalmente café, considerado o melhor do Brasil atualmente.

Finte: Conheça Minas
CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )