Por que a conversa de Donald Trump com a presidente do Taiwan já gerou um conflito diplomático

_92813852_0ecc61ee-7586-45ed-a470-a570751d286e
Donald Trump ainda não assumiu seu posto na Casa Branca, mas uma ligação que fez – e outra que recebeu recentemente – pode já ser considerada seu primeiro conflito diplomático. E não foi um conflito qualquer – foi justamente com a China.

O presidente eleito dos Estados Unidos e a presidente do Taiwan, Tsai Ing-wen, conversaram por telefone pelo menos duas vezes neste ano – ele ligou para parabenizá-la pela vitória na eleição de janeiro, e a taiwanesa retribuiu a ligação agora, quando o republicano foi eleito presidente dos Estados Unidos. A atitude pode parecer corriqueira, mas quebra um protocolo da política externa americana mantido desde 1979, quando os dois países romperam relações formais.

A resposta não demorou a vir: o ministro das Relações Exteriores da China apresentou uma reclamação formal a Washington.

O governo chinês considera o Taiwan como uma província separatista e rejeita o contato entre sua líder e o presidente eleito dos Estados Unidos.

Segundo informações da agência de notícias estatal Xinhua, a China advertiu os Estados Unidos e disse que seria necessário administrar o tema do Taiwan de maneira “cautelosa e apropriada” para “evitar toda a perturbação desnecessária nas relações entre ela própria e os americanos”.

Além disso, o ministro Wang Yi considerou que a ligação havia sido um “truque barato” do Taiwan. A equipe de Trump garante, no entanto, que a chamada da discórdia foi, na verdade, um cumprimento de Tsai Ing-wen para parabenizar o magnata por sua vitória nas eleições de novembro.

Segundo a explicação deles, os dois líderes enfatizaram os “estreitos laços econômicos, políticos e de segurança” entre os Estados Unidos e o Taiwan.

Qual é o problema?

A divisão entre a China e o Taiwan remonta a 1949, quando aconteceu a Revolução Chinesa e Mao Tse Tung assumiu o poder no país, com um governo socialista. O então líder chinês Chiang Kai-shek fugiu para o Taiwan e lá formou seu governo autônomo com o apoio dos Estados Unidos.

A ONU até reconhecia o Taiwan, mas a partir de 1971 passou a reconhecer somente a China como país. Atualmente, poucas nações reconhecem o governo do Taiwan – e os Estados Unidos não são um deles.

Foi em 1979 que o governo americano cortou relações com o Taiwan formalmente – mas continuou fornecendo armamento para a região.

A China tem diversos mísseis apontados para a região do Taiwan e já ameaçou usá-los se o país declarar oficialmente a independência.

‘Uma China’

A equipe de Trump afirmou que o presidente eleito também havia parabenizado Tsai pela vitória na eleição de janeiro.

A política de 59 anos – que se tornou a primeira mulher presidente da ilha – conseguiu uma vitória esmagadora com o Partido Democrático Progressista (DPP, na sigla em inglês.

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )
pt_BRPortuguese