Primeiro caso humano da variante H3N8 da gripe aviária é confirmado na China

Primeiro caso humano da variante H3N8 da gripe aviária é confirmado na China

A China registrou a primeira infecção humana com a variante H3N8 da gripe aviária, disse a autoridade de saúde do país nesta terça-feira (26), acrescentando que o risco de se espalhar entre as pessoas é baixo.

Segundo informações do jornal indiano The Indian Express, um menino de 4 anos da província de Henan apresentou febre e outros sintomas em 5 de abril, antes da confirmação da infecção pela cepa.

Nenhum parente que teve contato próximo com o garoto foi contaminado pelo vírus, esclareceu a Comissão Nacional de Saúde da China. Ainda conforme a autoridade chinesa, a criança teve contato com galinhas e corvos criados em casa.

Como lembra o The Indian Express, a variante H3N8 já havia sido detectada em outras partes do mundo em cavalos, cães, pássaros e focas, mas nenhum caso humano foi relatado.

Uma avaliação inicial da Comissão Nacional de Saúde da China determinou que a cepa da gripe aviária ainda não tinha a capacidade de infectar efetivamente humanos e que o risco de uma epidemia em larga escala era baixo.

Existem outras variantes em circulação no território chinês e que contaminam esporadicamente as pessoas, geralmente quem trabalha com aves. No ano passado, o país reportou o primeiro caso humano de H10N3.

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )
pt_BRPortuguese