Robô-cirurgião moderniza procedimentos no Hospital Mário Ribeiro, no Norte de Minas

Equipamento de cirurgia robótica de última geração, o robô “Da Vinci”, usado em unidades de saúde que são referência no mundo, acaba de chegar ao Hospital das Clínicas Mário Ribeiro (HCMR), em Montes Claros, no Norte de Minas. A tecnologia vai permitir procedimentos minimamente invasivos para pacientes da urologia, ginecologia e oncologia. Por ora, o aparelho será destinado a pacientes com convênios de saúde, mas posteriormente também aos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Mário Ribeiro é o primeiro hospital da região e um dos únicos em território mineiro a ofertar a cirurgia robótica com o equipamento – já em operação nos Estados Unidos desde 1999. No Brasil, o “Da Vinci” chegou em 2008. Atualmente, são aproximadamente 100 equipamentos no país.

O aparelho é controlado por inteligência humana. O cirurgião, por meio de um console, consegue visão em três dimensões e com alta definição. São três componentes principais: o “Carro do Paciente”, que executa os movimentos com os braços robóticos; o “Carro de Visão”, que transmite a imagem da cirurgia para a equipe; e o “Console do Cirurgião”, uma mesa de controle na qual o médico opera os instrumentos.

De acordo com o diretor do hospital, Jhonatan Rodrigues, o equipamento do Mário Ribeiro é o mais moderno que existe. O médico e uma equipe de 18 cirurgiões passarão por treinamentos para operar o sistema. “Estou me formando pelo programa de cirurgia do CBC, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Finalizo o curso e já início o treinamento para cirurgia robótica em simuladores. O próximo passo é  passar para o treinamento prático”.

A capacitação dos profissionais foi destacada pelo médico e fundador do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro, Ruy Muniz. “Além de ter a prestação de serviços, estamos formando cirurgiões robóticos, ou seja, teremos aqui um centro de treinamento com especialistas vindos de vários lugares”.

Muniz ainda reforçou que o “Da Vinci” promete revolucionar a saúde no Norte de Minas. “O equipamento está nos melhores hospitais do mundo. Proporciona a cirurgia segura, precisa e com baixíssimo grau de complicação. A mesma cirurgia que hoje se faz no Albert Einstein (SP) ou em Houston (EUA) será feita aqui no Mário Ribeiro”, afirmou.

Para contar com a tecnologia, o hospital montou um novo bloco cirúrgico, como conta a diretora do HCMR e reitora da Funorte, Raquel Muniz. “Estamos no patamar do SUS no primeiro lugar em cirurgias eletivas. Agora vamos trabalhar também para que a gente seja um dos maiores do país a fazer as cirurgias  robóticas”.

(*) com Márcia Vieira, de O NORTE

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )