quarta-feira , 12 agosto 2020
Home / Destaque / Testes com vacina contra coronavírus começam nesta sexta em MG

Testes com vacina contra coronavírus começam nesta sexta em MG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) começa a testar nesta sexta-feira (31) a vacina desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac Biotech contra o novo coronavírus. A informação é do Instituto Butantan, que está à frente da pesquisa no Brasil. 

A vacina é considerada uma das mais promissoras do mundo. Além de Minas Gerais, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro,  Rio Grande do Sul e Paraná também participam. A testagem terá a participação de 9 mil voluntários e deve ser concluída entre o final de outubro e o início de novembro de 2020. 

Na UFMG, cerca de 852 pessoas – profissionais da saúde – vão participar dos testes.

O imunizante utiliza tecnologia já conhecida e aplicada em outras vacinas, com o vírus purificado e inativado, cuja eficácia já está comprovada contra a gripe, poliomielite, difteria, tétano e hepatite. O laboratório asiático já realizou testes em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra o coronavírus.

A farmacêutica forneceu ao Butantan as doses da vacina para a realização de testes clínicos de fase 3 em voluntários no Brasil, com o objetivo de demonstrar sua eficácia e segurança.

“Caso a vacina seja aprovada, a Sinovac e o Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala e fornecimento gratuito ao SUS. Os passos seguintes serão o registro do imunizante pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e distribuição em todo o Brasil”, explicou o Instituto Butantan, em nota.

Veja Também

Motorista embriagado capota carro na serra entre Espera Feliz e Carangola

Neste domingo (09) a Polícia Militar Rodoviária registrou um capotamento na BR 482, na Serra ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *