A importância dos exames de rotina femininos

Ao longo da vida, a mulher passa por diversas transformações, tanto internas, quanto externas. Uma dessas transformações é a vulnerabilidade a certas doenças em diferentes fases da vida que, se não tratadas precoce e corretamente, podem acarretar consequências irreversíveis para sua saúde e seu futuro como mulher e mãe.
É essencial que a mulher se cuide e se proteja, mesmo que não sinta nenhum sintoma, fazendo check-ups regularmente e monitorando sua saúde, através de acompanhamento médico. Nesse processo, os exames de rotina são obrigatórios, uma vez que esta é a única maneira de se diagnosticar precocemente doenças que atingem, principalmente, o público feminino.
Resultado de imagem para A importância dos exames de rotina femininos
Além de exames de sangue, é indispensável que a mulher realize os seguintes exames:
Ultrassom pélvico e de mama: O exame pélvico diagnostica tumores no útero, nos ovários e nas trompas. Já o exame de mama é utilizado para diagnosticar possíveis nódulos nos seios. Como as imagens são obtidas em tempo real, é possível observar os movimentos dos tecidos e dos órgãos internos, além da visualização do fluxo sanguíneo.
Mamografia: Detecta tumores cancerígenos em fase inicial, permitindo um tratamento menos agressivo e com grandes chances de se obter 100% de cura; o que não acontece em muitos casos, quando só se descobre o tumor em estágio avançado. Recomenda-se a primeira mamografia entre os 35 e 40 anos. Após os 40 anos, recomenda-se que se faça o exame anualmente. Para quem tem casos de câncer de mama na família, pede-se que se faça o exame antes mesmo dos 35 anos.
Papanicolau: O exame consiste em uma leve raspagem nas células do colo do útero, a fim de se diagnosticar anomalias que possam, eventualmente, se transformar em câncer. Recomenda-se que a mulher, ao iniciar sua vida sexual faça esse exame anualmente.
Exame ginecológico: O exame consiste no toque vaginal e da visualização do colo uterino, para avaliar o tamanho do útero e possíveis anomalias nas trompas e nos ovários. Secreções vaginais atípicas e as mamas também são analisadas neste exame, a fim de detectar possíveis nódulos. Deve ser realizado a partir da primeira menstruação e após o início da vida sexual.
Densiometria óssea: Avalia a densidade dos ossos, detectando possíveis riscos para o desenvolvimento de osteoporose em mulheres idosas. Quem tem histórico de osteoporose deve realizar este exame logo no início da menopausa, e no intervalo de cinco anos. Recomenda-se este exame para mulheres fumantes ou que tiveram menopausa precoce.
Exames laboratoriais: A série de exames diagnostica qualquer distúrbio hormonal, diabetes e o nível de colesterol no sangue. É recomendado para mulheres com mais de 30 anos e devem ser realizados anualmente.
Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e não substituem a consulta com especialistas. Para esclarecer dúvidas e obter diagnósticos corretos, consulte-se com um médico.

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )
pt_BRPortuguese