Aviões da FAB decolam da Colômbia com os caixões da delegação da Chapecoense

csm_chapecoense-1-raul-arboleda-afp_b38af34138 201612022001_a1f2bae5d4
 

Os três aviões Hécules da Força Aérea Brasileira com os caixões da delegação da Chapecoense decolaram entre 19h20 e 20h05 (hora de Brasília) da base aérea de Rionegro, na Colômbia, com destino final em Chapecó, onde neste sábado (3) ocorrem as homenagens às vítimas do desastre.

No retorno ao Brasil, as aeronaves farão escala em Manaus — com horário de chegada estimado às 23h20 — para realização de um procedimento obrigatório, chamado de desembaraço alfandegário. Cerca de seis horas após a saída da capital amazonense, os corpos devem chegar a Chapecó, onde será realizado o velório e enterro de parte das vítimas do voo Lamia 2933.

A cidade de Chapecó se prepara para um grande velório em seu estádio, a Arena Condá, previsto para sábado. O local tem capacidade para 19 mil espectadores. O clube vai instalar telões nas proximidades do estádio, porque as autoridades calculam a presença de quase 100 mil pessoas no funeral.

Investigações
As autoridades colombianas, em coordenação com especialistas estrangeiros, prosseguem com a investigação, que aponta para a falta de combustível da aeronave. Mas as conclusões finais podem demorar até seis meses.

O governo boliviano suspendeu na quinta-feira a licença da companhia Lamia e destituiu altos funcionários do setor de controle aéreo do país.

O representante da Lamia Gustavo Vargas afirmou que a aeronave não cumpriu o plano de reabastecimento em Cobija, cidade boliviana na fronteira com o Brasil, ou em Bogotá.

O acidente cortou as aspirações da modesta Chapecoense, clube fundado há 43 anos e que teve uma ascensão meteórica desde 2009, subindo da série D do futebol brasileiro até a série A em poucos anos, antes de alcançar a final da Copa Sul-Americana, o segundo torneio continental mais importante. csm_chapecoense-1-raul-arboleda-afp_b38af34138

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )