Brasil vence Suíça e avança às oitavas

Brasil vence Suíça e avança às oitavas

Quem não tem 10 resolve com 5. Casemiro vingou sua geração na vitória por 1 x 0 contra a Suíça nesta segunda-feira, no Estádio 974. Há 13 anos, ele, Neymar e Alisson foram eliminados do Mundial Sub-17 na fase de grupos pela Suíça, de Xhaka, Shaqiri e Seferovic, que conquistaria o título na Nigéria. Os meninos viraram homens. No reencontro, o volante deixou a função de cão de guarda para decidir um jogo enroscado e classificou a Seleção com uma rodada de antecedência para as oitavas de final da Copa.

A Seleção lidera o Grupo G com seis pontos. A Suíça mantém a vice-liderança com três. Sérvia e Camarões dividem o último lugar com um ponto cada. Em 2 de dezembro, Brasil enfrentará Camarões, às 16h, no Lusail Stadium. O empate garantirá o primeiro lugar. No mesmo horário, a Suíça terá pela frente a Sérvia.

No primeiro jogo sem Neymar e Danilo, Adenor Leonardo Bachi deletou o software da vitória por 2 x 0 contra a Sérvia, e instalou o aplicativo daquele Corinthians de 2011, 2012, campeão do Brasileirão, Libertadores e Mundial: forte defensivamente, paciente a ponto de enervar o torcedor, competitivo e letal no contra-ataque com placares magros. Tite voltou a ser Tite e venceu como nos velhos tempos à frente do time paulista, com placar magro.

A vitória por 1 x 0 reforça a tese de que o Brasil segue dependente do contundido Neymar há 12 anos. Faltou quem rompesse o sistema defensivo suíço, como fez Neymar no lance do primeiro gol verde-amarelo nesta Copa. Vinicius Junior arriscou, até finalizou com perigo na etapa inicial, mas não assumiu o protagonismo em um Brasil carente de um fora de série capaz de resolver, como fizeram nesta rodada Lionel Messi, Kylian Mbappé e o atual melhor do mundo Lewandowski. Tite tentou de tudo, até Rodrygo emulando Neymar. Pos foi do atacante do Real Madrid a assistência para Casemiro resolver a partida.

Frustrado, Tite partiu para fazer mais mudanças no time. Sacou Raphinha e o protagonista da vitória contra a Sérvia Richarlison para colocar em campo Antony e Gabriel Jesus, respectivamente. Encaixotado na marcação da Suíça, o Brasil continuava errando passes e sem a contundência necessária para chegar ao gol.

Nos minutos finais, a paciência virou chave para furar a retranca da Suíça. Tentativas de drible pelas pontas e jogadas de pé em pé deram resultado da forma mais surpreendente possível. O volante Casemiro saiu lá de trás para receber passe de Rodrygo e disparar um míssil indefensável para o goleiro Sommer no dia em que a camisa 5 brilhou no 974.

COPA DO MUNDO

Grupo G – 2ª Rodada
Brasil 1 x 0 Suíça
Estádio 974, Doha, Catar

BRASIL
Alisson; Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro e Fred (Bruno Guimarães) Raphinha (Antony), Lucas Paquetá (Rodrygo) e Vinicius Junior; Richarlison (Gabriel Jesus).
Técnico: Tite

SUÍÇA
Sommer; Widmer (Frei), Akanji, Elvedi e Ricardo Rodríguez; Freuler e Xhaka; Rieder (Steffen), Sow (Aebischer) e Ruben Vargas (Edmilson Fernandes); Embolo (Seferovic).
Técnico: Murat Yakin

Gols: Casemiro (Brasil)
Cartões amarelos: Fred (Brasil) e Rieler (Suíça)

Fonte: Correio Braziliense

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )
pt_BRPortuguese