Conta de luz vai subir até 36% com ‘herança’ e aumento de custos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nas últimas semanas aumentos de até 36% nas contas de energia. Os motivos para os reajustes foram uma combinação de fatores, que vão desde custos financeiros herdados do ano passado ao aumento de preços de energia e encargos.Conta de luz vai subir até 36% com 'herança' e aumento de custos

De acordo com informações publicadas neste sábado (17) pelo jornal O Estado de S.Paulo, dez dos 26 processos analisados de julho a dezembro de 2021 resultaram em aumentos de dois dígitos, sendo o maior deles de 16,45%, da Enel Goiás. Neste ano, 16 reajustes alcançaram os dois dígitos, dos quais dez ficaram acima de 20%.

O maior efeito médio para os consumidores foi o da Equatorial Amapá, com reajuste médio de 36,08% aprovado na última terça-feira (13) pela diretoria da agência reguladora.

A Frente de Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica apresentará ao próximo governo uma proposta para transferir os subsídios bilionários do setor, atualmente concentrados na conta de luz, para o caixa do Tesouro Nacional.

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )
pt_BRPortuguese