Qual a quantidade de esperma necessária para uma mulher engravidar?

Para engravidar, basta apenas UM espermatozóide. A cada 1 ml de esperma ejaculado por um homem fértil são, ao menos, 15 milhões deles, podendo chegar a 100 milhões/ml. A liberação dos espermatozóides pode acontecer antes da ejaculação e a gravidez pode ser concretizada com o chamado ‘coito interrompido’ e até mesmo com o fluido depositado fora da cavidade vaginal.

Uma gotinha de sêmen engravida? Cientista mostra quantos espermatozoides  existem em uma pequena gota - Revista Crescer | Gravidez

“Se uma mulher está no período fértil, ela apresenta um muco cervical bem mole e transparente, como uma clara de ovo, que deixa a vagina mais úmida. Neste período, esse muco cristalino e líquido é usado pelo esperamatozoide para subir o útero e as trompas. Então, é possível que neste período fértil, com a mulher expelindo essa secreção, se cair uma grande quantidade de esperma nesse líquido do lado de fora da vagina, esse espermatozóide é capaz de nadar por ele, subir e fecundar o óvulo. Não é comum, mas é possível”, explica o ginecologista e obstetra Gilberto Utida, da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná (Sogipa).

O médico lembra que, destes 15 milhões de espermatozóides liberados a cada ml de esperma de um homem fértil, no mínimo, 30% precisam ser móveis e rápidos. “Existem espermatozóides de vários tipos, como os imóveis, os que se movem devagar, que fazem movimentos giratórios e não progridem e tem os móveis rápidos, com movimentos progressivos”, observa Utida.

Homens com menos de 15 milhões/ml podem ter problemas com a fertilidade. As causas são várias, entre elas: varicocele (uma espécie de varizes nos testículos), caxumba na infância, provocando orquite e doenças sexualmente transmissíveis, que lesionaram testículos e canais de drenagem.

Sempre possível

O tema também foi discutido no site Romper, que ouviu outros especialistas no assunto. “São necessários tantos espermatozóides porque alguns não se movem bem ou a vagina ácida os mata”, disse a obstetra e ginecologista  Kim Langdon. “O muco cervical pode prender os espermatozóides, fazendo com que morram muito rápido.”

“Aqueles que entram no colo do útero ou no útero provavelmente se desintegram ou são expelidos com secreção de fluido ou com fluxo menstrual subsequente”, completa Barry Witt, endocrinologista reprodutivo.

“A gravidez é sempre possível se o esperma estiver dentro ou ao redor da vagina, especialmente se uma pequena quantidade entrar”, reforça sua colega, a obstetra Kecia Gaither.

“O esperma pode estar presente no fluido pré-ejaculado, portanto, em casais que usam o ‘método de retirada’ de contracepção, a gravidez pode ocorrer com ejaculação fora da vagina porque o pré-ejaculado pode conter esperma”, completa Witt.

 

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )
pt_BRPortuguese