Região tem 1.200 casos confirmados de dengue e quatro óbitos em investigação

Com o crescente número de casos confirmados de dengue, a Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu está mobilizando os municípios para a realização de dois Dias ‘D’ de ação de combate ao mosquito transmissor da doença.

No território da SRS Manhuaçu já foram confirmados 1.200 casos de dengue e quatro óbitos estão sob investigação.

Sobre estes esforços, Repórter Thomaz Júnior conversa com o Superintendente Regional de Saúde, Victor Carvalho Vieira.

Ministra Nísia Trindade convoca população para enfrentamento à dengue

Em pronunciamento exibido na rede nacional de rádio e TV, nesta terça-feira (6), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, convocou a população brasileira, governos, estados e municípios para uma mobilização de enfrentamento à dengue, em decorrência do aumento de casos no país. “Este é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção. Agora é hora de todo o Brasil se unir contra a dengue”, declarou.

Em seu discurso, Nísia enfatizou que o combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, exige cuidados fundamentais no dia a dia, como tampar as caixas d’água, descartar o lixo corretamente, manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas, guardar garrafas e pneus em locais cobertos e retirar água acumulada dos vasos e plantas. “Nessa missão, conte com o trabalho fundamental dos agentes de combate às endemias. Receba-os, ajude-os na localização e na erradicação de possíveis focos do mosquito em sua casa e na sua vizinhança”, acrescentou.

A prioridade do Ministério da Saúde para o combate ao mosquito foi reiterada pela titular da pasta. “Um Centro de Operações de Emergências foi montado para analisar diariamente a evolução dos casos e mobilizar as ações de todos os órgãos envolvidos no enfrentamento à dengue”, relembrou. O COE é uma estrutura organizacional para gestão de emergências em saúde pública e opera como uma unidade coordenadora que facilita e agiliza a tomada de decisões para ação e comunicação.

“É fundamental que os prefeitos e prefeitas intensifiquem os cuidados com a limpeza urbana, evitando o acúmulo de lixo e de água onde os mosquitos se proliferam. Da mesma forma, é essencial a ação dos governadores, apoiando seus sistemas de saúde”, destacou a ministra da Saúde.

Thomaz Júnior com informações do Ministério da Saúde

São Leopoldo projeta chegar a 1,5 mil casos de dengue até o final deste mês  - Região - Jornal NH

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )
pt_BRPortuguese