Uso de cartões virtuais e pagamento por aproximação crescem mais de 100% em Minas

O uso de cartões virtuais e pagamento por aproximação cresceu 109% e 102%, respectivamente, em Minas. Os dados se referente ao primeiro trimestre de 2023 e constam em levantamento feito pelo Itaú Unibanco. Os dados apontam, ainda, que o avanço é constante nos últimos dois anos e a tendência é de crescimento.Pagamentos com cartão por aproximação e sem senha dobram de limite -  Mercado&Consumo

A adesão e demanda crescentes pelas novas tecnologias bancárias estão redefinindo a indústria de pagamentos. E a disposição dos consumidores de acessar cada vez mais serviços financeiros digitais tem impulsionado positivamente o mercado, o levando ao desenvolvimento de novos recursos sofisticados para melhorar a experiência dos clientes. Neste universo, destacam-se as modalidades digitais dos cartões e o Pix, que apontam curva ascendente de uso, se consolidando entre as preferências das pessoas.

Exemplo disso são as compras efetuadas com a tecnologia Aproxime e Pague (ou NFC, do inglês Near Field Communication), considerando cartões de crédito e carteiras digitais. Levantamento do Itaú Unibanco aponta que, em Minas Gerais, o uso dessa modalidade no pagamento de compras físicas teve alta de 102% (na quantidade de transações) no primeiro trimestre de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior. No período, ela representou 38% de todas as compras físicas. Já o uso convencional do cartão, por inserção, caiu 12% – e passou de 79% do total das compras realizadas em 2022 para 62% este ano.

“Os pagamentos sem contato foram acelerados por necessidade e são uma das direções no horizonte da indústria de meios de pagamentos. Conforme os consumidores estão se tornando adeptos ​​dessas modalidades, o mercado vislumbra mais oportunidades de apresentar inovações no futuro próximo”. considera Mário Miguel, diretor de Pagamentos do Itaú Unibanco.

“Diante dessa dinâmica de transformação digital, no Itaú investimos amplamente na utilização de métodos e tecnologias, como inteligência artificial, big data e analytics, para garantir a melhor experiência para os clientes por meio de todos os canais de atendimento, visando atender suas demandas recorrentes com uma oferta completa de produtos e serviços”, complementa.

Outros dados

O estudo traz ainda alguns dados curiosos sobre o uso da modalidade em Minas Gerais. Os homens são os que mais usam a tecnologia, com 62% das transações; entre as gerações, a que mais utiliza é a geração Y, com 46% de share – mas a geração Z é a que mais cresce, com aumento de 118% no uso. Os segmentos nos quais a tecnologia é mais utilizada para os pagamentos são os mercados (17% das transações), fastfoods (9%), restaurantes (9%), lojas de conveniência (8%) e padarias (7%) – todos locais onde a tendência é realizar os pagamentos de forma rápida e prática.

Cartão Virtual

Observando especificamente o uso do cartão virtual, que oferece uma camada adicional de segurança nas transações feitas pela internet, há um avanço importante: nos três primeiros meses de 2023, o uso do cartão virtual subiu 109% em Minas Gerais (na comparação com o mesmo período de 2022), considerando a quantidade de transações. Em relação ao valor transacionado, a alta foi de 79%, alcançando 23% do total das compras online.

A ampliação da digitalização também vem mudando a forma como pessoas e empresas interagem e fazem negócios. O Pix segue em ascensão entre os meios de pagamento, com aumento consistente trimestre a trimestre no total transacionado pelos clientes do Itaú. A modalidade teve um salto de 123% na quantidade de operações realizadas no primeiro trimestre de 2023 em Minas Gerais, ante o mesmo período de 2022, e de 71% no valor transacionado – considerando os Pix realizados por clientes pessoa física (CPF) para contas de pessoa jurídica (CNPJ).

“A tecnologia está transformando a indústria de pagamentos, que dispõe hoje de métodos mais aprimorados, rápidos e seguros. E para proporcionar a melhor experiência aos consumidores, sempre atendendo às suas necessidades específicas e ofertando as melhores soluções financeiras, é fundamental investir continuamente em inovação”, avalia Mário.

“O Brasil está na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias bancárias e é precursor na implementação de diversas soluções da indústria, que facilitam e dão acesso à população ao sistema financeiro. Além disso, o país é reconhecido por oferecer um sistema robusto de segurança para que as pessoas façam suas transações com tranquilidade”, enfatiza Mário.

Nesse sentido, o Itaú lançou recentemente uma funcionalidade que alia inovação a segurança: o aviso de compras futuras. Criado após pedidos dos próprios clientes, ele permite informar pelos aplicativos do banco antes de uma compra específica fora de seu padrão de consumo ser realizada – aumentando as chances de aprovação de transações que poderiam ser negadas por critérios de risco.

Com isso, é possível manter a segurança, sem que o cliente perca oportunidades de compra ou tenha atritos na hora de uma transação importante. As informações concedidas com o aviso permitirão que o Itaú tome decisões mais assertivas no momento da aprovação das compras – utilizando dados para aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos consumidores.

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