Fabiano Diniz e o pai Josias conquistam Concurso Campeões das Origens Cafeeiras

O jovem produtor Fabiano Diniz, do café Alto da Serra, em Dom Corrêa (distrito de Manhuaçu), foi consagrado como o grande campeão da região das Matas de Minas pelo segundo ano consecutivo no Concurso Campeões das Origens Brasileiras da Cafebras. O que torna este triunfo ainda mais especial é a conquista paralela de seu pai, Josias Diniz, que se sagrou vice-campeão da edição 2023.

A dobradinha na premiação não é apenas um feito notável em termos de produção de café de qualidade, mas também um momento de profundo significado pessoal e familiar. Em suas próprias palavras, Fabiano expressou a emoção desse reconhecimento: “Um momento ímpar na minha vida! Não dá nem pra descrever não só a felicidade do bicampeonato, mas a sensação de entregar na mão do meu pai, que é uma das pessoas que mais acreditou em mim até hoje, o primeiro prêmio dele em cafés especiais. A dobradinha mais importante da minha vida! Que seja o primeiro de muitos, herói, e obrigado também aos amigos que nos acompanharam e que têm, sim, parte nessa caminhada.”

O Concurso Campeões das Origens Brasileiras da Cafebras é diferente dos outros no mercado de café especial porque reconhece as origens produtoras do Brasil. Seis regiões foram premiadas em uma noite de festa e alegria, no dia 07/11, em Belo Horizonte, quando foram apresentados onde estão os melhores cafés do Brasil, de acordo com a avaliação da Cafebras e da Coffee++.

O CEO da Cafebras, Eustáquio Miranda, explica que “o prêmio ‘Campeões das Origens Brasileiras’ é um sonho de mais de 10 anos. A Cafebras está completando 10 anos, mas mesmo antes da sua criação, tínhamos o objetivo de promover e valorizar as origens brasileiras, que são distintas. Temos o Cerrado Mineiro, que vem em primeiro lugar com um trabalho de indicação geográfica e denominação de origem. Temos a Mogiana, o Sul de Minas com suas diversidades, as Matas de Minas, o Espírito Santo, e a Chapada, que é uma nova região muito promissora. A ideia do concurso é mostrar as diferenças e os valores de cada região com seu clima, altitude e terroir. Na primeira edição, fomos muito felizes. Fizemos algumas modificações este ano. A ideia é, em parceria com a Coffee++, lançar, a cada dois meses, uma edição de um café de cada uma dessas regiões – o campeão – para mostrar ao Brasil”.

O grande intuito desse prêmio é proporcionar ao produtor um valor agregado ao seu produto e, ao consumidor final aqui no Brasil, a experiência de experimentar um café de qualidade. Esse concurso nasceu para garantir que o brasileiro também tenha a oportunidade de tomar um café com perfil sensorial diferenciado, notas exóticas e que chame atenção. “Quando a Cafebras veio com a ideia, eu, como produtor que já ganhei prêmio, pensei: ‘O café foi embora do Brasil. Mandar café brasileiro com esse diferencial para fora da nação é um desperdício. Que tal fazermos uma parceria com a Coffee++ e lançarmos os produtores aqui no Brasil, fazendo os brasileiros conhecerem essas joias que são esses cafés?’. Dessa forma, a Coffe++ veio com essa ideia de lançar os cafés aqui no Brasil”, conta o CEO da Coffee++, Leo Tavares.

O empresário Ricardo Tavares, CEO do Grupo Montesanto Tavares, destaca que o concurso é uma forma de reconhecimento. “É muito difícil produzir café especial; não é um negócio fácil. Então, é mais que justo premiarmos esses cafés. Quanto mais produtores participarem desse evento, melhor, mas há outros eventos também. É importante que o produtor progrida e tente melhorar a qualidade. Isso faz parte do processo, e estamos contribuindo, fazendo a nossa parte. Espero que os produtores participem cada vez mais”.

Carlos Henrique Cruz – Portal Caparaó / Com informações do Notícias Agrícolas

CATEGORIAS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )
pt_BRPortuguese